CÓDIGO DE CONDUTA DA YOUR TAXI

 

Última Atualização: 12 de julho de 2020

 

O Código de Conduta da YOUR TAXI foi criado para ajudar a fazer com que toda experiência seja positiva, segura e respeitosa. Ele se aplica a todos que usam nossos apps. Além disso, trata das interações que você pode ter com colaboradores e terceirizados da YOUR TAXI, inclusive nas centrais de atendimento, por meio de sistemas de suporte online e pelo telefone.

As diretrizes abaixo apresentam comportamentos e circunstâncias que podem causar a perda de acesso à plataforma da YOUR TAXI. Sempre haverá eventos imprevistos que poderão levar à perda de acesso ao app da YOUR TAXI e estas diretrizes serão atualizadas com frequência. No entanto, as diretrizes a seguir são suficientes para justificar uma ação da YOUR TAXI, como a desativação da conta. Recomendamos que separe um tempo para a leitura completa deste documento.


Um código para todos

Todos que se cadastram para ter uma conta da YOUR TAXI precisam seguir o nosso Código de Conduta. Ele se baseia nos 3 pilares a seguir e nas normas contidas em cada uma destas seções.


Trate todas as pessoas com respeito

Nossa comunidade é amplamente diversa e, provavelmente, você encontrará pessoas diferentes de você ou com crenças que diferem das suas. As diretrizes desta seção ajudam a promover interações positivas em todas as experiências.


Contribua com a segurança de todos

Nossa equipe se empenha muito para ajudar a criar experiências mais seguras para todos. Sua segurança é nossa prioridade. Por isso, escrevemos este código.


Cumpra a lei

Temos o compromisso de cumprir com todas as leis e normas aplicáveis e conquistar sua confiança e esperamos que os usuários do nosso app façam sua parte e cumpram com as leis e normas aplicáveis, inclusive as que se aplicam a aeroportos.


Trate todas as pessoas com respeito

Trate todos os usuários do app da YOUR TAXI do mesmo modo como você quer ser tratado: com respeito. A forma como você usa os apps da YOUR TAXI faz a diferença na segurança e no conforto das outras pessoas. A cordialidade é muito importante. Por isso, esperamos que você use o bom senso e tenha consideração com os outros ao usar o app da YOUR TAXI - o mesmo comportamento que você teria em um espaço público.

Por exemplo, seja pontual ao iniciar uma viagem ou retirar um pedido, pois ninguém gosta de esperar. É também uma questão de educação não gritar, xingar nem bater a porta do carro. Ajude a manter o veículo em boas condições para que o próximo usuário também possa fazer uma viagem agradável. Não deixe seu lixo para trás e limpe a sujeira que você fizer. Acima de tudo, lembre-se de que, ao usar os app da YOUR TAXI, você encontrará pessoas diferentes, tanto na aparência como no modo de pensar. Respeite essas diferenças. Queremos que todos se sintam acolhidos e tenham uma experiência tranquila ao usar o app da YOUR TAXI. Por isso, criamos normas que tratam de contato físico, violência e assédio, comportamento grosseiro e ameaçador, contato indesejado, discriminação e danos à propriedade.


Contato físico

Não toque em desconhecidos nem em alguém que tenha acabado de conhecer durante o uso do app da YOUR TAXI. Bater, machucar ou tentar ferir outra pessoa não é permitido sob nenhuma hipótese.


Violência e assédio

Todos nós gostamos que nosso espaço pessoal e nossa privacidade sejam respeitados. É permitido conversar. Porém, evite fazer comentários sobre a aparência ou perguntar se a pessoa é comprometida. A YOUR TAXI proíbe qualquer tipo de violência e assédio. Violência e assédio se referem a contato ou comportamento sexual sem consentimento explícito da outra pessoa.

Todos devem ter a privacidade e o espaço pessoal preservados. A lista a seguir apresenta alguns exemplos de condutas impróprias.

  • Comportamentos e comentários que podem fazer outras pessoas se sentirem desconfortáveis são inaceitáveis. Por exemplo, empurrões, assobios e piscadelas. Não toque em pessoas que você não conhece nem flerte com elas.
  • Algumas conversas que parecem inofensivas podem ser ofensivas. Por exemplo, evite fazer comentários sobre aparência, identidade de gênero e orientação sexual. Evite também fazer perguntas pessoais fora de contexto, como “você namora?” Evite discutir sua vida sexual ou a de outras pessoas, usar linguagem explícita e fazer piadas que envolvam sexo.
  • A YOUR TAXI proíbe contato sexual durante o uso do nosso app, inclusive durante uma viagem, independentemente de você conhecer a pessoa ou haver consentimento. Isso inclui relação sexual, solicitação de relação sexual, masturbação ou tocar e expor partes íntimas do corpo.

 

Ameaças e comportamento grosseiro

A YOUR TAXI proíbe comportamentos agressivos, conflituosos e assediantes. Não use palavras ou gestos desrespeitosos, ameaçadores ou impróprios. Recomendamos evitar opiniões pessoais potencialmente polêmicas, como as relacionadas a religião e política.


Contato indesejado

A comunicação deve terminar quando a viagem for concluída, a menos que haja um motivo legítimo, como para devolver um objeto perdido. Por exemplo, não é permitido enviar mensagens, entrar em contato por redes sociais, ligar, visitar nem tentar visitar uma pessoa depois da conclusão de uma viagem.


Discriminação

Todas as experiências na plataforma devem transmitir tranquilidade e segurança. Por isso, não toleramos qualquer tipo de conduta discriminatória, especialmente com base em características como idade, cor da pele, deficiência, identidade de gênero, estado civil, nacionalidade, cor/raça, religião, orientação sexual ou outra característica que seja protegida por lei. Por exemplo, é inaceitável se recusar a prestar serviços ou avaliar outro usuário. Além disso, não é permitido discriminar nenhum usuário do app da YOUR TAXI com base no seu destino.

Sabemos que é importante poder decidir quando dirigir com a YOUR TAXI. No entanto, exceto por motivos de segurança, evite recusar ou cancelar solicitações intencionalmente por discriminação. Também evite usar recursos nos apps da YOUR TAXI para deixar de receber solicitações de viagem com a finalidade exclusiva de evitar regiões específicas, devido às características das pessoas ou dos negócios presentes nesses locais.


Danos à propriedade

Danos à propriedade são sempre inaceitáveis. Por exemplo, danificar meios de transporte solicitados pelo app da YOUR TAXI (carros de motoristas parceiros), quebrar ou vandalizar telefones ou tablets, derramar alimentos ou bebidas intencionalmente dentro do veículo do motorista parceiro, fumar dentro do carro ou vomitar no carro do motorista parceiro devido ao uso excessivo de álcool ou por outro motivo. Se você causar danos a alguma propriedade além do desgaste usual, será responsável pelo custo de limpeza e/ou reparo.


Contribua com a segurança de todos

Um ambiente seguro requer a colaboração de todos. Por isso, temos normas para compartilhamento de contas, idade mínima de titulares de conta e muito mais.


Compartilhamento de conta

É proibido compartilhar contas da YOUR TAXI. Para usar qualquer app da YOUR TAXI, você precisa se registrar e manter a conta ativa. Por motivos de segurança, não deixe que outra pessoa use sua conta e nunca compartilhe informações pessoais, como nome de usuário, senha e dados biométricos.


Menores de 18 anos

Você precisa ter pelo menos 18 anos para ter uma conta da YOUR TAXI. Titulares de conta não podem solicitar viagens para menores de 18 anos que não estarão acompanhados de um adulto durante a viagem. Esta seção se aplica a todos os casos, a menos que haja uma divergência expressa no código, nos termos ou em outras políticas da YOUR TAXI.


Passageiros extras/pacotes

Em viagens pelo app da YOUR TAXI, apenas o usuário solicitante e seus convidados podem estar no veículo do motorista parceiro. Em viagens solicitadas pelo app da YOUR TAXI, o titular da conta é responsável pelo comportamento de todos os seus convidados. Se você solicitou uma viagem, você é responsável pelo comportamento dele durante a viagem.

Além disso, se optar por usar o app da YOUR TAXI para entregar itens ou pacotes, você será o único responsável por tudo que ocorrer com eles. A YOUR TAXI não oferece seguro para esse tipo de item.


Informações do veículo

Para facilitar a partida, o app da YOUR TAXI repassam aos usuários do app da YOUR TAXI informações que possibilitam identificar motoristas parceiros (como foto do perfil e nome) e os veículos que eles usam (como placa, marca e modelo do carro). Informações imprecisas ou desatualizadas confundem usuários do app da YOUR TAXI e podem prejudicar a experiência com os nossos apps.

Motoristas parceiros só podem usar veículos aprovados. Para oferecermos informações mais precisas, nos comunique sempre os dados do seu veículo e atualizações da sua documentação, como uma carteira de habilitação prestes a vencer.


Cinto de segurança

O cinto de segurança é a forma mais eficaz de salvar vidas e diminuir ferimentos relacionados a acidentes de trânsito. De acordo com a lei aplicável, todos que estiverem em um veículo devem usar o cinto, mesmo no banco de trás. O usuário precisa solicitar um carro que comporte o número de pessoas que viajarão com ele. De acordo com a lei aplicável, motoristas parceiros podem recusar a viagem se o número de passageiros ultrapassar a quantidade de cintos de segurança disponíveis no carro.


Câmeras e outros aparelhos de gravação de vídeo e áudio

Todos os usuários do app da YOUR TAXI podem gravar viagens, integralmente ou em parte, na medida estipulada pela lei. Por exemplo, para documentar problemas que desejem relatar à YOUR TAXI ou às autoridades pertinentes. Leis e regulamentos aplicáveis podem exigir o consentimento e/ou a notificação de todos os presentes na gravação. Informe-se sobre a legislação na sua cidade para ver se é esse o caso.

É proibido transmitir imagens, áudios ou vídeos de outras pessoas.


Esteja sempre alerta

Faça sua parte no trânsito para promover sua própria segurança e a de outras pessoas. Mantenha a atenção no trânsito, não dirija cansado e fique alerta a situações que exijam ação rápida. Nós analisamos os relatos de usuários relacionados à direção perigosa.


Manutenção adequada do veículo

Por motivos de segurança, motoristas parceiros deverão manter freios, cintos de segurança e pneus em boas condições, cumprindo com as normas legais de segurança e manutenção do setor.


Trânsito consciente

Trânsito seguro significa agir com segurança, por exemplo, ter cuidado com todas as pessoas, não importando seu meio de transporte.


Emergências públicas

A YOUR TAXI pode tomar medidas adicionais para preservar a segurança da nossa plataforma durante emergências públicas, o que inclui, entre outros incidentes, catástrofes naturais, emergências de saúde e crises públicas.

Por exemplo, se uma autoridade notificar a YOUR TAXI sobre alguém que representa uma ameaça à saúde pública, nós poderemos desabilitar a conta desse indivíduo até que seja comprovadamente seguro permitir que ele volte a usar o nosso app. Da mesma forma, podemos impedir que indivíduos em uma cidade ou região inteira usem a plataforma parcial ou integralmente para cumprir as orientações das autoridades durante um período de emergência de saúde pública, desastre natural ou outra situação de crise pública, ou quando a disponibilidade continuada da plataforma da YOUR TAXI puder representar um perigo claro e evidente.


Cumpra a lei

Há normas baseadas em leis e regulamentações que todos precisam seguir. Por exemplo, é estritamente proibido usar os apps da YOUR TAXI para cometer ou incitar o cometimento de qualquer tipo de crime, como transporte de drogas, lavagem de dinheiro, tráfico humano ou de drogas ou exploração sexual de crianças, ou para violar qualquer outra lei.


Cadeirinha infantil

Motoristas parceiros e usuários devem cumprir as leis aplicáveis ao transportar bebês e crianças pequenas. Ao viajar com crianças, é responsabilidade do usuário disponibilizar a cadeirinha infantil adequada. Crianças menores de 10 anos devem viajar sempre no banco de trás.


Cumpra todas as leis

Ao usar app da YOUR TAXI, todos são responsáveis por conhecer e obedecer a todas as leis e normas aplicáveis, por exemplo, regras e regulamentos de aeroportos e regras de trânsito, como excesso de velocidade.

Motoristas parceiros precisam ter sempre licenças, autorizações e outros documentos legais válidos. Por exemplo, os parceiros que usam um veículo são obrigados por lei a manter uma carteira de habilitação com a observação “Exerce Atividade Remunerada - EAR”, o registro do veículo, uma inscrição no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) e uma certidão negativa de antecedentes criminais. Para dirigir um veículo motorizado, é obrigatório portar a carteira de habilitação correspondente ao tipo de veículo utilizado. Para exercício da atividade de transporte remunerado individual privado de passageiros, também é necessário cumprir os requisitos locais aplicáveis aos motoristas dessa categoria. Nós analisamos relatórios de colisões e multas de trânsito que podem ter ocorrido durante uma viagem, assim como outros relatos que possam indicar distração, descuido ou falta de segurança na direção durante o uso do app da YOUR TAXI. As leis locais podem limitar as áreas onde você pode estacionar para fazer o desembarque e aguardar a chegada de usuários.

Os usuários do app da YOUR TAXI devem deixar a condução a cargo do motorista. Por exemplo, não toque no volante, no câmbio nem em outros botões ou componentes usados para operar o veículo. Não peça ao motorista parceiro para acelerar ou fazer paradas, desembarques ou manobras ilegais.


Animais de serviço

A lei exige que motoristas parceiros transportem pessoas acompanhadas de animais de serviço. Recusar uma viagem por causa de um animal de serviço pode resultar na perda de acesso ao app da YOUR TAXI.

De acordo com a lei, animais de serviço devem estar devidamente identificados, caso contrário, o motorista parceiro pode solicitar a apresentação desses documentos.


Drogas e bebidas alcoólicas

É proibido consumir drogas e portar bebidas alcoólicas abertas durante o uso dos apps da YOUR TAXI.

Se você for um motorista parceiro, é proibido por lei conduzir qualquer tipo de veículo sob efeitos do álcool. A lei proíbe você de dirigir sob efeito de álcool, drogas ou qualquer substância que prejudique sua capacidade de operar um veículo com segurança. Se encontrar um usuário embriagado ou fora de si, você tem o direito de recusar a viagem para sua própria segurança.

Se você for um usuário e achar que o seu motorista está embriagado ou sob efeito de drogas, peça para interromper a viagem imediatamente. Saia do carro e ligue para 190. Depois de sair do veículo, relate sua experiência à YOUR TAXI.

 

Proibição de armas

 

Usuários e seus acompanhantes, além de motoristas parceiros, não podem portar armas de fogo ou de qualquer outro tipo de arma (ex.: facas e tasers) durante o uso dos apps da YOUR TAXI, conforme a lei aplicável. Saiba mais sobre nossa política de proibição de armas de fogo aqui.

Fraude e atividades ilegítimas

Além de serem perigosas, fraudes podem prejudicar a confiança. É proibido falsificar informações ou assumir a identidade de outra pessoa, por exemplo, durante o cadastro ou a checagem de antecedentes. É importante apresentar informações corretas ao relatar incidentes, criar e acessar suas contas da YOUR TAXI, contestar cobranças e taxas, bem como solicitar créditos. Solicite apenas valores e reembolsos a que você tem direito e use corretamente as ofertas e promoções. Não conclua transações inválidas propositalmente.

Alguns exemplos de atividades fraudulentas: enviar documentos adulterados ou modificados; aumentar de propósito o tempo ou a distância de uma viagem; aceitar solicitações de viagem, pedido sem intenção de concluí-las, inclusive provocar o cancelamento dos usuários; criar contas falsas; reivindicar taxas ou cobranças fraudulentas, como taxas de limpeza falsas; solicitar, aceitar ou concluir de propósito viagens fraudulentas ou falsificadas; agir com intenção de prejudicar ou manipular o funcionamento normal do app da YOUR TAXI, inclusive manipulação das configurações no telefone para impedir o funcionamento correto do app e do sistema de GPS; abusar de promoções e/ou não usá-las para o propósito destinado; contestar cobranças por motivos fraudulentos ou ilegítimos; ou criar contas duplicadas indevidas; ou falsificar documentos, registros ou outros dados com propósitos fraudulentos.


Solicitação de viagens fora da plataforma e outras atividades inaceitáveis

Para maior segurança nas viagens, são proibidos embarques organizados fora do app. A lei proíbe a solicitação de viagens fora da nossa plataforma durante o uso dos apps da YOUR TAXI. Por isso, recomendamos que você nunca solicite nem aceite pagamentos fora do sistema da YOUR TAXI. Os usuários não devem solicitar viagens fora do sistema da YOUR TAXI. Para pagamentos em dinheiro, usuários do app da YOUR TAXI precisam ter a quantia correta em mãos para cobrir o custo da viagem. Motoristas parceiros, por sua vez, precisam pagar a taxa de serviço da YOUR TAXI referente a pagamentos em dinheiro dentro do prazo.

Nunca use a marca registrada nem a propriedade intelectual da YOUR TAXI sem permissão, pois isso pode ser prejudicial à empresa e à marca. Se for exigido pela lei local, motoristas parceiros devem usar somente itens com o logotipo da YOUR TAXI adquiridos conosco. O uso de itens de terceiros sem autorização (como luzes, placas, sinais ou similares com o nome ou o logotipo da YOUR TAXI) pode confundir usuários do app da YOUR TAXI.


Avaliações

 

Em nosso app, usuários e motoristas parceiros podem fazer e receber avaliações, além de escrever comentários sobre a viagem. Esse sistema de avaliações ajuda a aumentar a responsabilidade e criar um ambiente respeitoso, seguro e transparente para todos. Motoristas parceiros podem ver sua avaliação atual na seção “Comentários” do app.

Cada cidade tem uma avaliação média mínima, pois pode haver diferenças culturais na maneira de as pessoas se avaliarem. Usuários, motoristas parceiros que não atingirem a avaliação média mínima da cidade poderão perder o acesso ao app da YOUR TAXI. Informaremos se sua avaliação estiver abaixo da média mínima da sua cidade ou se ela estiver se aproximando desse limite, com informações para te ajudar a melhorá-la.

A avaliação dos motoristas parceiros é a média das últimas 100 viagens avaliadas ou a média de todas as viagens avaliadas se o número total de viagens for inferior a 100. A avaliação dos usuários é a média de todas as viagens avaliadas.

Para manter uma boa avaliação média, recomendamos tratar todas as pessoas com respeito e educação. Nossos motoristas parceiros normalmente prestam um atendimento excelente aos usuários do app da YOUR TAXI, e a maioria desses usuários é educada e respeitosa. Assim, a maior parte das viagens ocorre sem problemas. Porém, sabemos que algumas vezes acontecem contratempos. Por isso, levamos em consideração uma média das suas avaliações.

Se você acha que um erro causou a perda de acesso à sua conta, entre em contato com a equipe de suporte da YOUR TAXI. Os usuários que perderem acesso à conta da YOUR TAXI não poderão acessar o app da YOUR TAXI. Fale com a equipe local da YOUR TAXI ou mance um e-mail para atendimento@yourtaxi.com.br.

 


Aceitação de viagens

Se você for um motorista parceiro e não quiser aceitar solicitações de viagem, basta ficar offline. Isso ajuda a manter o bom funcionamento do sistema para todos os usuários.


Como a YOUR TAXI aplica o Código de Conduta

Perder o acesso ao app da YOUR TAXI pode atrapalhar sua vida e seus negócios. Por isso, acreditamos ser importante ter normas claras que expliquem as circunstâncias que podem levar à perda do acesso aos apps da YOUR TAXI. Você pode perder o acesso ao app da YOUR TAXI se violar os termos de uso aplicáveis, o acordo contratual que aceitou durante o cadastro para uma conta com a YOUR TAXI ou o Código de Conduta. Se você tiver mais de uma conta da YOUR TAXI, como uma conta de usuário e uma de motorista parceiro, a violação do Código de Conduta poderá levar à perda de acesso a todas as contas da YOUR TAXI.

A YOUR TAXI recebe comentários por vários canais, examina os relatos de violação do Código de Conduta enviados à nossa equipe de suporte e pode iniciar uma investigação com uma equipe especializada. Se formos informados sobre algum comportamento considerado problemático, poderemos entrar em contato com você para analisar o caso. Podemos, a nosso critério, desativar sua conta durante essa análise e sempre que houver indicações de possíveis violações ao nosso Código de Conduta.

Você pode perder o acesso às suas contas da YOUR TAXI se não seguir qualquer uma de nossas diretrizes. Isso pode incluir certas ações fora do app, se determinarmos que elas são uma ameaça à segurança da comunidade da YOUR TAXI, aos nossos colaboradores ou terceirizados, ou prejudicam a marca, a reputação ou os negócios da YOUR TAXI. Se os problemas levantados forem graves ou repetidos, ou se você se recusar a cooperar, poderá perder o acesso ao app da YOUR TAXI. Qualquer comportamento que envolva violência, assédio, discriminação ou atividade ilegal ao usar o app da YOUR TAXI pode resultar na perda imediata do acesso a ele. Além disso, quando autoridades policiais/jurídicas estiverem envolvidas, nós cooperaremos com a investigação de acordo com nossas Diretrizes para atendimento a exigências de autoridades policiais/jurídicas.

Finalmente, por motivos de segurança, todos os motoristas parceiros que quiserem usar o app da YOUR TAXI precisarão passar por um processo de cadastro, que inclui a checagem de antecedentes criminais. Um motorista parceiro perderá o acesso às suas contas da YOUR TAXI se a checagem de antecedentes ou outra verificação revelar uma violação do Código de Conduta da YOUR TAXI ou de outros critérios exigidos pelos reguladores locais.